18/12/2010

Personalidades do Ano 2010

O Jornal de Negócios elege como Personalidade 2010 no plano da economia o actual Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos:

"Começou politicamente forte, acaba politicamente fraco. Ninguém como ele foi omnipresente em Portugal no ano de 2010. De 1 de Janeiro, a negociar medidas de austeridade, a 31 de Dezembro, a cumpri-las, fez dois Orçamentos, três PEC, dois acordos com o PSD, preparou o maior choque recessivo da democracia, anunciou medidas para o crescimento. Foi já bestial e besta. Mas foi ele o homem presente todos os dias, a governar, legislar, orçamentar, a falar, a gerir a crise. Fernando Teixeira dos Santos é a Personalidade de 2011 da economia portuguesa. 

Recomendo a leitura completa deste texto, já que, de facto, Teixeira dos Santos foi incontornavelmente o homem mais forte da economia portuguesa neste ano - passou ao lado dos escândalos em torno do PM, passou mesmo a estar mais exposto e visível que ele e acabou por se tornar em alvo de críticas pelas impopulares medidas de austeridade que recomendou e tem vindo a levar a cabo em vários sectores.

Depois das coisas sérias, o Ferreira- On the Road gostaria de eleger José Mourinho como Personalidade 2010 das Matemáticas. Quando lhe é perguntado qual a nota que atribuiria a si mesmo: "«Se olharmos para 2010, foi o melhor ano da minha carreira. De 1 a 10 teria nota 11 (...)"

O Ferreira- On the Road gostaria também de eleger o Prof. Aníbal Cavaco Silva como Personalidade 2010 da Filantropia pelo seu discurso durante um jantar no Casino Estoril - onde entre outras iguarias foram também servidos pão e água -  e no qual considerou que os portugueses têm de se sentir "envergonhados" por existirem em Portugal pessoas com fome (..)

Finalmente sem distinção, gostaria de atribuir a Menção Honrosa "Se a Ignorância Ultrapassa a Incompetência, Deveriam Ser Condenados a Estudar Latim e Grego Para o Resto das Suas Vidas" ao Ministério dos Negócios Estrangeiros e a todos os Senhores Doutores,  Advogados e "Carreiristas" de Profissão que indoutamente ignoraram os Pareceres Negativos Contra o Acordo Ortográfico e que promulgaram a adopção do dito Acordo sem consulta aos cidadãos falantes, ou seja, de modo unilateral. A tais mentes iluminadas sem tempo para ler o que assinam aconselho a leitura sucinta de  António Emiliano e requeiro que se declare a nulidade do dito Acordo o quanto antes. 

2 comentários:

folha seca disse...

Caro Ferreira
Apenas consigo acompanhá-lo nas sua pontuações.
Abraço

Ferreira, M.S. disse...

Caro Folha Seca,

Compreendo mas de facto também não consegui encontrar outra personalidade que tenha tido tanto relevo no plano económico nacional durante o ano de 2010 como o TdS. Talvez o senhor , o "Chairman" do BCP que "vendeu a alma" ao diabo, perdão, ao United States Government para fazer negócios com o Irão...
De qualquer forma encontrei um outro texto que se apresenta interessante para a leitura - nunca é demais escutar outras vozes sobre o assunto do AO: http://umaaventurasinistra.blogspot.com/2010/12/novo-acordo-ortografico-como-espetar.html

Opiniões à parte, quero agradecer-lhe a visita!
Um abraço
Ferreira