02/12/2010

Em jeito de resposta 2

Pegando nos comentários do Folha Seca e da Flor de Jasmim, pois aqui fica a resposta em forma de "desabafo". 


Sim, escrevo para partilhar. Também é verdade que a humildade das pessoas nos traz muitos ensinamentos - e nos torna mais humanos. Até hoje também algumas vezes escrevi em pedaços de toalha de papel mas o meu livro é este blogue. 


Mas uma razão mais profunda para escrever é o facto de me deleitar com a beleza inerente da nossa Língua. Já repararam quão bonita é a Língua Portuguesa? Temos uma Língua que é única, assente em séculos de "saber de experiência feito" e no entanto que nos permite a cada um de a usar como queremos - não é bonito? 


A mim, alegra-me o facto de poder usar e abusar da sua beleza e da sua fealdade e, depois, há um ponto de equilíbrio que procuro alcançar quando escrevo, mas que nem sempre consigo encontrar em todos os textos. 


No entanto, não sei se já repararam, estão a destruir esta nossa Língua. Esse acordo ortográfico que aprovaram politicamente significa que a Língua Portuguesa passará a incluir defeitos do Português de Portugal e do Brasil e de todos os outros países onde se fala o Português. Outro veículo de destruição da nossa Língua aprovado recentemente foi o Acordo de Londres, concernente ao registo de patentes, um acordo que  permite que o Inglês retire importância à nossa língua no contexto internacional.


Ficam as minhas perguntas. O que é que se quer? Ou o que se pretende provar? O facilitismo analfabeto-quase-funcional? Permitir que se passe da quarta classe para o oitavo ano a Português? 

Enquanto o conseguir, tudo farei para poder ir deixando marcas e impressões no melhor Português que me ditar a alma. Boa noite

Ferreira  






  

Sem comentários: