06/12/2010

"Inversão da Cidadania"

O Brasil de hoje a braços com a organização do Campeonato do Mundo de Futebol em 2014 e com os Jogos Olímpicos de Verão em 2016 acordou há poucas semanas para combater o crime das favelas, tomando de assalto dois dos mais importantes do centros do narcotráfico - a Vila Cruzeiro, o Complexo do Alemão. Embora ainda haja outras favelas por controlar, esta foi uma machada forte no crime organizado desta cidade.
O Público on-line publica hoje um excelente texto assinado por Alexandra Lucas Coelho que nos proporciona um olhar sobre uma outra realidade - aquela que estando ao lado, não vemos.  
Praia de Copacabana, Maio 2010


O mais interessante nesse texto é a explicação que dá o título a este post: ""A milícia é pior que os gangues. Não são negros de bermuda, estão entre nós. Elegem deputados, vereadores. É uma resistência de classe contra os traficantes. E nessa história toda [ocupação do Alemão], as milícias estão-se divertindo."" Daí, a Inversão da Cidadania. 

4 comentários:

Flor de Jasmim disse...

Caro Ferreira
Quantas "Favelas" infelizmente exitem neste mundo, o poder que patrocina a maioria do crime organizado, das guerras nunca mais tem fim, embora possam diminuir,mas este mundo em que o homem o tornou não foi de facto com o que eu sonhei, as grande batalas combatem-se no comécio e não em campo.
Abraço

Lídia Borges disse...

Assisti, ontem ao filme "Tropa de Elite" que aborda esta problemática que refere.
Fiquei absolutamente impressionada com a violência e o tipo de crimes associados ao tráfico de drogas nas favelas.
Assustador!

L.B.

Ferreira, M.S. disse...

Cara Flor de Jasmim,
As várias favelas do Rio têm vindo a albergar o mais poderoso crime organizado do Brasil.
No entanto, o problema "Favelas" não é exclusivo do Rio, já que a pobreza existe por todo o país.
Estive também noutras cidades em várias ocasiões, umas mais recentes que outras, no entanto todas com problemas sociais por resolver. Há no entanto que ressalvar que nem todos os que vivem nas favelas são bandidos e criminosos. A maior parte dos que lá habitam, são pessoas de bem, trabalhadoras e esforçadas, gente que se bate por trazer para a mesa o pão que alimenta a família. Depois, existe uma pequena minoria (por vezes mesmo muito pequena), a que tem e detém armas - tornam-se líderes, donos e senhores de uma terra que não lhes pertence. Depois vem o narcotráfico - alimentado pelas elites da cidade, nas festas e festinhas privadas, gente com dinheiro e poder económico. No fundo é o estrato mais abastado da sociedade que alimenta a miséria das favelas. Curioso, não é?

Ferreira, M.S. disse...

Cara Lídia Borges,
É com prazer que encontro uma cara nova aqui pela minha estrada. Bem vinda.
Como escrevi à pouco, o narcotráfico, o crime organizado e o pequeno crime vivem lado a lado com gente boa e humilde. Só que esse é o lado obscuro que nos é ocultado. Até filmes como o Tropa de Elite narrarem a realidade como ela é vivida.
Obrigado por passar. Volte sempre.
Cumprimentos
Ferreira