14/12/2010

altos vôos

É complicado andar a pregar no deserto - que o diga a Dra. Ana Gomes - que há muito se tem vindo a bater pela verdade no que toca à questão dos vôos da CIA  que passaram por Portugal relativos ao repatriamento dos prisioneiros de Guantanamo.

"«Eu estou persuadida que a PGR arquivou o processo por favor político, por pressões políticas. Os próprios elementos que a PGR conseguiu obter na base das informações que eu lhe tinha transmitido eram por si só justificativos que a investigação prosseguisse», sustentou."
(...)
"Recentemente, a Procuradoria-Geral da República (PGR) explicou que o inquérito ao caso dos 'voos da CIA' que alegadamente passaram por Portugal só poderá ser reaberto se surgirem «factos novos, credíveis e relevantes» que indiciem ilícitos criminais, «o que ainda não aconteceu»."


in SOL online


Pessoalmente gostava de ver claras informações a serem "leakadas" a este respeito para finalmente desmistificar toda esta questão. Se tal acontecer, gostava também de ver personalidades com responsabilidade na matéria a assumir as consequências inerentes a este caso. Mas como estamos a falar de Portugal, a coisa é outra - "vivo numa ilha, sem sabor tropical, a fauna é variada a democracia acidental....



4 comentários:

folha seca disse...

Caro Ferreira
Há pouco assisti a um noticiário em que mostrava alguns aspectos da Assembleia regional da Madeira. Em face do comportamento da oposição (não classifico de correcta ou incorrecta, porque só vi um extracto) um deputado do PSD pedia a instalação de um "Auspício" e a intervenção do Tribunal internacional de Haia para julgar os deputados da oposição. Não tem muito a ver com o seu post (ou terá) não me tirou o sono. Mas que estou assim meio arrepiado, estou. 36 Anos depois daquela madrugada libertadora, ver cenas deste tipo, têm em mim esse efeito.

Flor de Jasmim disse...

Caro Ferreira
A justiça que temos, ou não temos!!! Com todas as dúvidas, certezas e contradições à muito que para mim não é novidade que se condena inocentes e os culpados não são punidos, mas tenho uma certeza è que como cidadã sinto-me assustada... sim porque isto é assustador.
Abraço

Ferreira, M.S. disse...

Caro Folha Seca,
Em jeito de reparo, a minha menção a viver numa ilha, era relativa à música dos GNR (para a qual renovei o link)que fala sobre a "democracia acidental" tuga, o tudo está bem desde que o sol brilhe.
Tristemente a imagem que tenho da Madeira é comparável a um apêndice inflamado na democracia portuguesa. Está lá desde sempre, mas nem a democracia restabelecida depois de setenta e quatro curou o mal da ilha. E depois há vícios que, de tão enraizados, já ninguém os quer combater... que fazer?
O que me levou realmente a escrever este post foi ter observado que a Dra. Ana Gomes continua a batalhar pela averiguação da verdade na questão dos vôos da CIA que transportaram prisioneiros. Veja-se há quanto tempo ela vem vindo a defender esta causa, veja-se o quanta tinta já correu, quantos factos foram trazidos a público e, no entanto, nas mais altas instâncias não lhe é dado crédito!
As coisas vão mal porque alguém deve alguma coisa a alguém e ninguém quer perder - por isso ninguém dá com a língua nos dentes. Em vez disso, criam-se "mecanismos legais" que vão funcionar como a vela de um navio, que vira conforme o vento.
No entanto, e já me alonguei demasiado, tiro o chapéu à Dra. Ana Gomes que independentemente das marés contrárias, continua a lutar por uma resposta justa nesta matéria.
Abraço
Ferreira

Ferreira, M.S. disse...

Cara Flor de Jasmim,
Não é preciso ter medo, mas é preciso haver consciência social para reflectir no estado do Estado e das coisas que se fazem - e porquê.
Deixo para leitura o link para um texto de JM Correia Pinto no Politeia: http://politeiablogspotcom.blogspot.com/2010/12/wikileaks-assuntos-portugueses.html

Como diria o Zézé: "há coisas do camandro"

Uma excelente noite
Cumprimentos
Ferreira