29/12/2010

Debate Cavaco - Alegre

Ora sendo este o mais importante dos debates entre os candidatos presidenciais, aqui vai a minha interpretação - em tempo real - daquilo que vou ver. Não fiquem tristes se no final ficarem com a impressão de que é uma análise muito pobrezinha mas nao é com análises políticas que eu ganho a vida. Ora vamos a isto: 
-----


Cavaco Silva está claramente a dar uma imagem de resignado aos problemas do país! Não se trata de insultar quem nos empresta dinheiro, mas de manter o perfil de um país que está empenhado em combater a crise de uma forma séria e frontal! 

Para além disso, essa estratégia de se fazer vítima - "ser acusado 50 vezes..." - é pouco séria - está a tentar ganhar controlo do debate, escolhendo os temas que lhe interessa falar. Ficam questões por responder.

Alegre tocou num ponto chave - as escutas ao PR. É verdade, faltou muita clareza! Cavaco remeteu a resposta para a página da PR - é pouco, resposta pobre.

Mais uma vez Cavaco faz-se na vítima das 50 vezes... na educação... fraco...


Alegre mostra incerteza ao falar sobre detalhes da SLN/BPN.

Cavaco escusa-se a fazer previsões sobre se aprova ou não a proposta de injectar mais 500 M€ no BPN - coisa que para ele é desconhecida uma vez que ainda não foi abordado pelo Governo a esse respeito. 
Alegre está bem ao dizer que tem de haver uma solução definitiva para o BPN.

O minuto final de cada um dos candidatos:
O candidato Cavaco falou numa linguagem mais simples, nota-se que trazia o discurso estudado.
O candidato Alegre pareceu complicar um pouco o discurso no início mas acabou por clarificar o seu público alvo e a razão que o leva a ser o candidato ideal. 




Daquilo que vi, Cavaco parte em vantagem por conhecer melhor as questões centrais abordadas, por trazer o discurso estudado mas perde pontos com a auto-vitimização e o sim-senhor-sou-pequenino-porque-preciso-da-tua-esmola.
Alegre demonstrou alguma insegurança mas esteve bem ao abordar as questões  que Cavaco quis evitar. 


Como percebo tanto de futebol como de política, enquanto comentador de sofá rouge gostei mais do candidato Alegre. 
E quero também dizer que não gosto de marrões armados em superiores que dizem saber ou fingem saber tudo de cor.


Amanha vou ver o que dizem os jornais - se calhar, a minha previsão é tipo maia - só acerto a dizer que vai estar sol - agora se for por cima das nuvens... - isso já não é problema meu.

2 comentários:

Ana Paula Fitas disse...

Caro Ferreira M.S.,
Muito boa esta ideia de comentar em simultâneo... registo as boas observações que aqui partilha... e faço votos de que 2011 seja um ano bom cheio de saúde, boa-disposição, inspiração blogosférica e muitos sucessos.
Um abraço.

Ferreira, M.S. disse...

Cara Ana Paula Fitas, É um prazer recebê-la por cá. Foi uma brincadeira de último minuto - ver o debate e escrever as minhas impressões - e embora não o tenha podido ver na íntegra, ficaram os meus pensamentos imediatos daquilo que pude ver. Em relação aos votos para 2011 - eh pá você já tem umas frase toda catita bem treinada e pelo tão completo conteúdo, gostaria de fazer minhas as suas palavras. Até 2011.