28/03/2010

Fotografias de outros tempos

Nos meus passos há momentos fortuitos que teimam em rebuscar fotografias antiquíssimas das quais me esquecera da sua existência... Metro após quilómetro, acompanham-me silêncios que se transformam em vozes idas...
Alguns dias após ter posto os pés nesta fantástica vila de Campo Maior, pareço ter encontrado mais uma fronteira - entre mim descubro Espanha e o Alentejo.
Acordo mais uma vez junto a flores de papel que se multiplicam sem parar - verdes, azuis, amarelas, vermelhas - quais tropas, qual povo, que se reúnem para combater os moiros neste campo em que o branco das casas consegue inundar mais a vista que o azul do céu! Uma após outra, canteiro após canteiro, não há uma flor que não se prepare para o momento maior em que irão finalmente explodir de alegria e de orgulho...
Existe nestas pessoas que me rodeiam um sentimento mútuo de dever por cumprir mas uma felicidade tremenda por fazer parte desta festa única no tempo...
Ao sair para a rua, as muralhas do castelo deixaram de ser sépia e as ruas perderam o preto do branco -existe uma nova cor para me acompanhar em mais um dia da minha vida.
É tempo de seguir viagem.

Sem comentários: