30/11/2011

Porque o Fado nos está na Alma 66

O Cartoon do Dia

Este é um daqueles exemplos que todos sabemos existir (os noticiários, os jornais, as rádios informam) mas ninguém tira mais conclusões ou enceta acções que visem corrigir ou as contas ou colocar os casos em ordem. Estas coisas, podemos dizer, pertencem ao fado de ser Português.

29/11/2011

Porque o Fado nos está na Alma 65

Um movimento perpétuo

Corte de Subsídios (via Agência Financeira) e Fuga aos Impostos

Depois de lerem a notícia sobre o corte dos subsídio, aconselho a ver e ouvir o vídeo que coloco no final. Um abraço.

"Corte de subsídios foi alterado. Calcule aqui quanto perde

Nova fórmula foi aprovada na Assembleia da República. Quem ganha até 600 euros escapa ileso. Quem ganha mais de 776,50 euros já perde o equivalente a um subsídio inteiro
A fórmula para o corte de subsídios de férias e Natal dos funcionários públicos e pensionistas a aplicar em 2012 foi alterada esta segunda-feira. Em vez da fórmula proposta inicialmente pelo Governo no Orçamento do Estado para 2012, será aplicada outra. Nós fizemos as contas e dizemos-lhe quanto perde afinal.

De acordo com a proposta inicial, os cortes de subsídios começavam a ser aplicados aos salários base mensais a partir dos 485 euros. O corte era progressivo e ia aumentando consoante a remuneração base subia, até que, quando se chegava aos mil euros, eram cortados os dois subsídios na íntegra.

Com a alteração aprovada esta segunda-feira no Parlamento, os cortes só afectam os rendimentos base mensais a partir dos 600 euros e só atingem a totalidade dos dois subsídios quando se ganha 1.100 euros.

De acordo com a nova fórmula, quem quiser calcular quanto receberá de subsídio de férias e Natal, tem de fazer o seguinte cálculo:

1) Multiplicar a remuneração base mensal por 1,2 (por exemplo, 800 euros x 1,2 dá 960 euros)

2) Subtrair o resultado dessa multiplicação a 1.320 (neste caso, 1.320 - 960 euros = 360 euros)

3) O resultado (neste caso 360 euros) é quanto vai receber antes de ir de férias e antes do Natal

Agência Financeira fez alguns cálculos, para facilitar a consulta:

Quem tem uma remuneração base mensal de 600 euros ainda não sofre qualquer corte (recebe esse mesmo valor na íntegra), e quem recebe 776,50 euros já só recebe metade de cada subsídio, ou seja, perde o equivalente a um subsídio inteiro.

Rendimento de 600 euros - recebe 600 euros de cada subsídio

Rendimento de 650 - recebe 540 euros de cada subsídio

Rendimento de 700 - recebe 480 euros de cada subsídio

Rendimento de 750 - recebe 420 euros de cada subsídio

Rendimento de 776,50 - recebe 388,20 euros de cada subsídio

Rendimento de 800 - recebe 360 euros de cada subsídio

Rendimento de 850 - recebe 300 euros de cada subsídio

Rendimento de 900 - recebe 240 euros de cada subsídio

Rendimento de 950 - recebe 180 euros de cada subsídio

Rendimento de 1.000 - recebe 120 euros de cada subsídio

Rendimento de 1.050 - recebe 60 euros de cada subsídio

Rendimento de 1.100 - recebe 0 euros de cada subsídio

A nova proposta, submetida pelo PSD e CDS-PP foi aprovadacom os votos a favor da maioria, apesar dos votos contra do PCP, Bloco de Esquerda e d'Os Verdes. O PS votou contra o corte dos dois subsídios a partir de 1.100 euros, mas absteve-se no corte progressivo entre os 600 e os 1.100 euros.

Os socialistas decalaram-se desiludidos com a proposta da maioria e o líder do PS, António José Seguro, disse mesmo que esta proposta era minimalista."
------------------------------------------------------------------------------------

Agora tomem lá os vossos subsídios de férias e de Natal.


Para aguçar o apetite, transcrevo alguns parágrafos: 

"Todas as empresas que foram constituídas antes de 31 de Dezembro de 2001 e que continuam em actividade têm isenção total de impostos directos, estamos a falar de IRC, de Imposto de Selo, de juros, de mais-valias e de Royalties. 


O que acontece neste momento e já há algum tempo é que a Madeira é referenciada por os principais relatórios de entidades credíveis a nível internacional como um ninho de corrupção e é também um viveiro do crime organizado onde Italianos, sobretudo as máfias italianas e as máfias russas vêm a aqui a Portugal para exclusivamente lavar dinheiro. 

"Em Portugal há uma elite corrupta que capturou o poder económico e o poder político e que se recusa a pagar impostos e que tem usado a zona franca da Madeira."

"É uma vergonha, depois do caso do BPN, o Estado português injectou 2,5 mil milhões de Euros e que vendeu um banco ao desbarato por quarenta milhões de Euros e quatro empresas do Grupo SLN e do BPN continuam na zona Franca da Madeira a pagar zero de impostos."



25/11/2011

Contra a Violência Doméstica

Hoje o dia é internacional, mas o todos os dias deveriam ser tomados como exemplo. Em solidariedade para com as vítimas de violência doméstica, aqui fica o meu pequeníssimo contributo, passo a mensagem:

Porque imagens chocantes como estas não têm desculpa.

surripiado de A Nossa Candeia, com os  melhores agradecimentos a Ana Paula Fitas.

O Cartoon do Dia

Sim, os portugueses já perceberam...

20/11/2011

Comando


Quero apresentar-vos um trabalho interessantíssimo que foi recentemente eleito o melhor filme nacional no Festival de Cinema de Arouca - Comando - é uma curta-metragem que relata o episódio de um soldado incumbido de levar uma carta ao oficial de serviço nas trincheiras, em pleno campo de batalha.
O facto mais interessante é que o custo relacionado com a produção deste filme foi de 27€ (usados para comprar sangue, arame farpado e envelopes).
Parabéns ao grupo pelo excelente trabalho realizado! 


Ficha Técnica:
Realização: Patrício Faísca e Sonat Duyar
New Light Pictures
Argumento: Sonat Duyar
Produtor: Patrício Faísca e Alejandro Hernandez
Ano: 2010
Género: Drama, Guerra
Duração: 10’
http://www.newlightpictures.blogspot.com/

Coisas do dia-a-dia

Na generalidade, fico revoltado com a forma sensacionalista como se fazem notícias em Portugal. Já estou farto de escândalos, de troca de galhardetes e de remendos. No final ninguém faz nada e fica tudo na mesma. 

Sendo  a "justiça" (opto por escrever com letra minúscula) o calcanhar de Aquiles do nosso sistema democrático, por que razão nada se faz para que se agilize o sistema? Será que não temos gente à altura ou será que interesses não o permitem?

Imaginem só o que seria se utilizássemos o que todos os anos deixamos de embolsar para investir na modernização do sistema judicial Português. "Ah, e tal, o problema são os entraves" - Quais entraves? Volto à última frase do parágrafo anterior.

Quantos Limas de face oculta haverá em Portugal e porque é que só agora - quando se reúnem argumentos do outro lado do Atlântico - se fala deste? Onde é que estão os outros e porque é que também não são investigados?

Porque é que em Portugal é permitido a um reformado voltar a ocupar um cargo de responsabilidade política, sem que sejam suspensos ou cancelados os auferimentos suplementares?  Ou é reformado e recebe como tal ou está activo e recebe como tal - não há cá escolhas, homessa!

Aqui na região, traz o Jornal de Leiria (edição 1426 de 10 de Novembro de 2011) a seguinte notícia:
Ou, para ser mais exacto, finalmente um negócio que dá lucro! 

O outro diria: "porreiro pá!", eu digo, "Grande m34da". Enquanto não forem os políticos a terem se responsabilizar pelos crimes ambientais que se vão cometendo, está tudo bem e deixa-se os "empresários" a "dinamizar a economia da região". Já há anos - para não dizer décadas, que se fala da Ribeira dos Milagres. Com o número de deputados que se tem vindo a eleger por este distrito é uma vergonha como é que ainda não se acabou com mais esta impunidade! E aquele negócinho da ETES de Amor? Meus amigos, isto não pode ser só para as despesas disto e daquilo, etc, etc e etc, ou pode? Bom, vou à sesta. Até logo.


Bom Domingo!

Enquanto hoje fazia a ronda matinal pelos blogues que eu mais aprecio, deparei-me com este vídeo que nos é oferecido no "Crónicas do Rochedo". Embora não goste de flores achei interessante a dinâmica destas imagens e por isso mesmo gostaria de poder partilhá-lo convosco. Bom, agora, como é fim-de-semana e eu não tenho que escrever relatórios, vou abrir uma Terras d'el Rei (que é, por agora, o que há) para acompanhar a carne que está a assar no forno.
Bom Domingo!


19/11/2011

A curiosidade...

Manhã tranquila numa cidadezinha do sul das Minas Gerais.
O padre estava em frente à igreja quando viu passar uma garotinha de uns nove ou dez anos, pés descalços, franzina, meio subnutrida, ar angelical, conduzindo umas seis ou sete cabras.
Era com esforço que a garotinha conseguia reunir as cabras e fazê-las caminhar.
O padre observava a cena. Começou a imaginar se aquilo não era um caso de exploração de trabalho infantil e foi conversar com a menina.
- Olá, minha jovem. Como é o seu nome?
- Rosineide, seu padre.
- O que é que você está fazendo com essas cabras, Rosineide?
- É pro bode cobrir elas, seu padre. Tou levando elas lá pr'o sítio de seu João.
- Me diga uma coisa, Rosineide, seu pai ou seu irmão não podiam fazer isso?
- Já fizeram... mas num dá cria... tem que ser um bode mesmo!

06/11/2011

Boa noite e até amanhã

Não sou muito religioso mas desta vez tenho que dizer até amanhã, São Paulo, eu vou estar "on the road".
Uma boa noite para todos quantos me lêem.