29/05/2015

"Vai e não voltes", disse ele...



E eles foram... 

Estive a ler um artigo publicado no DN a 15 de Marco de 2015 da autoria de Pedro Marques Lopes... 

Vai e não voltes - Opinião - DN


Olhando à minha volta e contando apenas o número de pessoas minhas conhecidas que deixaram Portugal nos últimos anos, acredito que dificilmente haverá programa que "compre" o regresso a Portugal destes jovens adultos . 

A falta de mão-de-obra especializada não é um problema que atinge apenas Portugal. Sao muitos os países que andam constantemente à procura de "especialistas", "técnicos" ou simplesmente indivíduos com experiência em áreas específicas para executar tarefas que nalguns casos a prazo representam também uma melhoria em termos de carreira. Mas, ao contrário dos "estágios" à moda portuguesa, lá estas posições são pagas.  

Claro que não pagam o pastel de nata ou o café - a nossa gastronomia passa a ser uma raridade; não pagam as saídas aos fins-de-semana com a família e os amigos... Ao emigrar está-se a pôr de parte uma parte de nós. Estamos a despedir-nos de nós mesmos. Mesmo que seja apenas por seis meses (e vimos cá de férias...). Nada mais será igual, nem o lugar onde moramos, nem as pessoas que conhecemos, nem nós. 

Enfim coisas que nada dizem aos boys e girls deste país. Certo é que os "inconseguimentos" de uns tem sido a sentença de "morte" de muitos cidadãos. 

Espero que haja alguém que os avise que governar um país não é o mesmo que jogar monopólio. 

2 comentários:

Unknown disse...

Uma opinião que também partilho.
Partir é dizer adeus a tantas coisas boas que íamos tendo aos fins de semana.
Como que governa joga aos números e ao perde, perde...Emigrem!...Depois de tantos erros parece-me que não aprenderam nada.

Ferreira, M.S. disse...

Pois é, caro Luís, resta-nos pensar que amanhã poderá ser melhor... sem estes irresponsáveis no governo.