Entendo a sua ironia, mas veja que é a sua escrita que perde com a nova ortografia [a minha também e a de qualquer Português que ame a sua língua]. Como autor, veja o que será se o seu leitor tiver dúvidas quanto ao que escreveu - não apenas porque falta um cê ou um pê mas também pela aceitação de uma facultividade imensa na escolha das regras? A sua mensagem original não passa e a sua escrita é mal interpretada. É isso que se pretende da nossa língua? Eu acho que não - mas deputados da última legislatura houve que independentemente dos pareceres negativos contra o acordo ortográfico de 1990 - acharam por bem a modernização da língua com base nas leis e não na evolução natural da mesma. Apesar de o despacho que institui o Acordo Ortográfico de 1990 não poder ser vinculativo, tem de ser revogado para acabar com este empecilho. Tem de se por um fim a tudo isto. Eu espero realmente que os "novos" deputados desta legislatura ponderem acertadamente o que realmente estamos a perder com esta aberração e tomem de imediato a decisão de revogar esse decreto. Mais vale arrepiar caminho neste momento do que deixar que as televisões continuem a prestar um mau serviço não apenas com as mudanças ortográficas mas também com erros linguísticos ignorantes e simplórios de quem já devia conhecer a sua língua mesmo antes da existência deste acordo. Um abraço! Ferreira
2 comentários:
Para acabar com a palhaçada e com os palhaços qualquer ortografia serve...
Caro Rogério,
Entendo a sua ironia, mas veja que é a sua escrita que perde com a nova ortografia [a minha também e a de qualquer Português que ame a sua língua]. Como autor, veja o que será se o seu leitor tiver dúvidas quanto ao que escreveu - não apenas porque falta um cê ou um pê mas também pela aceitação de uma facultividade imensa na escolha das regras? A sua mensagem original não passa e a sua escrita é mal interpretada. É isso que se pretende da nossa língua? Eu acho que não - mas deputados da última legislatura houve que independentemente dos pareceres negativos contra o acordo ortográfico de 1990 - acharam por bem a modernização da língua com base nas leis e não na evolução natural da mesma. Apesar de o despacho que institui o Acordo Ortográfico de 1990 não poder ser vinculativo, tem de ser revogado para acabar com este empecilho. Tem de se por um fim a tudo isto. Eu espero realmente que os "novos" deputados desta legislatura ponderem acertadamente o que realmente estamos a perder com esta aberração e tomem de imediato a decisão de revogar esse decreto.
Mais vale arrepiar caminho neste momento do que deixar que as televisões continuem a prestar um mau serviço não apenas com as mudanças ortográficas mas também com erros linguísticos ignorantes e simplórios de quem já devia conhecer a sua língua mesmo antes da existência deste acordo.
Um abraço!
Ferreira
Enviar um comentário