22/09/2013

Eleições na Alemanha

Os resultados das eleições na Alemanha revelam uma vitória indubitável da CDU com cerca de 42% e uma derrota esmagadora para o SPD que se vê reduzido a uns meros 25% dos votos.

Não se trata só da anuência às políticas seguidas por Merkel. É também o fracasso do SPD de Steinbrück que não demonstrou personalidade política capaz de cativar a atenção dos Alemães. Pessoalmente vejo isto como uma derrota pessoal e não partidária.

Em números, num universo de 606 deputados, neste momento (21:00) a CDU tem direito a ocupar metade, ou seja 303 dos lugares disponíveis contra os 183 do SPD. Está a um lugar de conseguir uma maioria absoluta.

No caso de vir a haver uma coligação governativa e de acordo com os gráficos actuais do Zeit Online (http://goo.gl/hGJnZA) as possibilidades de coligação da CDU são ou com o SPD ou com o partido Die Grüne.

Pessoalmente não me preocupa este ou aquele candidato ter ganho ou perdido, preocupa-me saber que o Governo da economia mais forte da Europa consegue encontrar estabilidade e maturidade suficiente para evitar posições políticas extremas tanto nas políticas internas como externas durante os próximos quatro anos.

Sem comentários: