06/12/2012

Brasil recua na entrada em vigor do acordo ortográfico da língua portuguesa


Brasil recua na entrada em vigor do acordo ortográfico da língua portuguesa


A vigência obrigatória do acordo ortográfico da língua portuguesa, que deveria começar no Brasil no dia 1º de janeiro de 2013, deverá ser adiada, de acordo com declarações do senador Cyro Miranda.

Brasília - A vigência obrigatória do acordo ortográfico da língua portuguesa, que deveria começar no Brasil no dia 1º de janeiro de 2013, deverá ser adiada, de acordo com declarações do senador Cyro Miranda (PSDB).
O acordo, assinado em 2008 por sete países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), e que pretende simplificar as regras ortográficas e aumentar o prestígio da língua no cenário internacional, valeria a partir de 1º de janeiro de 2013 no Brasil. No entanto, de acordo com Cyro Miranda, a presidente da República, Dilma Rousseff,  declarou que vai emitir um decreto adiando a data.
O senador, citado pela Agência Brasil, disse que havia entrado com uma proposta de resolução para o adiamento, mas que a presidente a dispensou, já que o processo de aprovação desse tipo de norma é mais demorado.
Cyro Miranda defende o adiamento do início da vigência para 2018 e a elaboração de outro acordo.
"Além do novo acordo ter sido muito mal feito, os professores ficaram de fora", disse. "Precisamos rever tudo. Temos que descomplicar a língua, se não vai ser só retórica... temos que aprovar um formato com lógica. [O novo acordo] tem tanta exceção que os professores não sabem o que vão ensinar", afirma o senador.
De acordo com Cyro Miranda,  o governo indicou que vai sugerir aos outros países que adiem a vigência do novo acordo para que todos possam fazer uma total reformulação. Ele diz que em Portugal o acordo só vai valer a partir de 31 de dezembro 2015. Em Cabo Verde a vigência do acordo está programada para 2016.

__________________________________________________________________________

Deste lado do oceano Atlântico, agradeço à Sra. Presidente Dilma a iniciativa e, para o bem da língua Portuguesa, espero que esse Decreto surja rapidamente. Espero também que em Portugal este tema se possa sobrepor aos traques políticos que poluem a agenda social e se proponha rapidamente uma revogação do actual estatuto do Acordo Ortográfico de 1990.  


2 comentários:

Flor de Jasmim disse...

Esperamos que sim!
este acordo ortográfico é uma aberração.

Antes: eu vi um `CÁGADO DE FACTO NA PRAIA...
Agora: eu vi um CAGADO DE FATO NA PRAIA...bom não foi em biquini.

bom fim de semana meu amigo

beijinho e uma flor

Ferreira, M.S. disse...

Boas, cara Flor de Jasmim,
Como bem observas, já é bem tempo de acabar com esta podridão linguística.
Um beijinho