07/01/2011

Incentivo ao terrorismo? Ou ao aumento do nível de segurança?

A France 2 realizou uma reportagem que divulgou ontem sobre uma fragilidade de segurança que aconteceu no aeroporto de Marselha.  
Neste vídeo é possível ver como uma jornalista passa pelo controlo de passageiros com uma arma automática de 9mm nas suas malas e de como a leva para a cabina do avião. 




O vídeo está disponível em: http://savoir-essentiel.com/2011/01/06/envoye-special-arme-a-bord/

2 comentários:

folha seca disse...

Caro Ferreira
Se fosse uma navalhita para descascar uma maçã, certamente que era detectada.
Valha-nos Deus (digo eu que sou Ateu.
Abraço

Ferreira, M.S. disse...

Caro Folha Seca,

Mas nós não temos necessidade de levar connosco a nossa navalhita se conhecermos as regras de segurança (ainda que muitas pessoas hajam - que por falta de conhecimento- continuam a encher os contentores para esse tipo de artefactos proibidos.

O que eu vejo:
Terá sido um caso muito excepcional o segurança "não detectar" as peças da arma - quer por distracção ocasional, cansaço, etc. Em situações normais este caso teria sido impedido imediatamente.

Como eu interpreto:
1- ou se tratou, de facto, de uma situação real em que os repórteres conseguiram introduzir na cabina aquela pistola; com vista a chamar a atenção para falhas na segurança


2- ou se tratou de uma montagem forjada para despistar eventuais ataques que se julgam estarem a ser planeados, com o intuito de procurar um descuido por parte de algum "cidadão de bem".

De qualquer forma é importante observar que esta situação num aeroporto Francês é suficientemente grave para se tornar necessário aumentar as medidas de segurança para qualquer aeroporto europeu.

Apenas faço votos para que não seja interpretado como incentivo a actos terroristas - por todo o lado há malucos para a troca e nós já os temos a todos repetidos!

Um abraço e obrigado pela curiosidade e paciência em ler-me!